10 razões pelas quais você deve ler para os seus filhos pequenos

Por Vem do Ceu      24/03/2016 12:13:39    
Olá pessoal,

Vejam que artigo interessante publicado no site americano Early Moments. O link do original encontra-se no rodapé do artigo.
 

Qual é a característica mais importante que você gostaria de desenvolver em seu filho? Se você é como a maioria dos pais, a inteligência está, provavelmente, no topo da sua lista. Nós todos queremos crianças inteligentes e brilhantes e é por isso que gastamos tanto tempo escolhendo as escolas certas e fazemos de tudo para garantir que os professores estão superando as expectativas. Mas lembre-se: como um pai, você tem o poder de aumentar o potencial de aprendizagem de seus filhos simplesmente fazendo com que os livros sejam uma parte integrante de suas vidas.


Nós todos sabemos que a leitura para os nossos filhos é uma boa coisa, mas... você está familiarizado com as vantagens específicas que seu filho ainda pequeno ou em idade pré-escolar pode receber apenas por serem serem expostos às virtudes da leitura? Veja abaixo alguns benefícios que destacam a importância de ler para seu filho entre dois e cinco anos de idade.
  1.  
  2. A relação mais forte com você. Conforme a criança cresce, ele vai se movimentando: brincando, correndo e explorando seu ambiente. O aconchego de um livro permite que vocês dois desacelerem e você se lembre do tempo fofinho que você adorava quando ele ainda era um bebezinho. Assim, em vez de ser visto como uma obrigação ou trabalho, a leitura irá se tornar uma atividade estimulante que vai fazer vocês dois ficarem ainda mais juntos.
  3.  
  4. Excelência acadêmica. Um dos principais benefícios da leitura para crianças pequenas é uma aptidão maior para a aprendizagem em geral. Numerosos estudos mostram que os estudantes que foram expostos à leitura antes da pré-escola são mais propensos a serem bem sucedidos em todas as áreas da educação formal. Afinal, se um aluno já se esforça para juntar palavras e frases, o que pode ser esperado dele na compreensão da matemática, ciências e conceitos sociais aos quais ele vai ser apresentado quando começar a escola primária?
  5.  
  6. Habilidades de fala básicas. Ao longo da primeira infância e da pré-escola, seu filho está aprendendo habilidades de linguagem e de enunciação críticos. Ao ouvir que você lê "One Fish Two Fish Red Fish Blue Fish" (livro infantil americano) , o seu filho reforça os sons básicos que formam a linguagem. 
  7.  
  8. As noções básicas de como ler um livro. As crianças não nascem sabendo que o texto é lido da esquerda para a direita, ou que as palavras em uma página são separadas das imagens. Habilidades essenciais pré-leitura estão entre os principais benefícios da leitura antecipada.
  9.  
  10. Melhores habilidades de comunicação. Quando você passa o tempo lendo para crianças pequenas, elas terão muito mais facilidade de se expressar e se relacionar com os outros de uma maneira saudável. Ao presenciar as interações entre os personagens dos livros que você lê, bem como o contato com você durante o tempo da história, o seu filho está ganhando habilidades de comunicação valiosos.

 
  1. Domínio da linguagem. Leitura precoce para crianças pequenas tem sido associada a uma melhor compreensão dos fundamentos da linguagem conforme vão se aproximando da idade escolar.
  2.  
  3. Habilidades de pensamento mais lógico. Outro exemplo da importância da leitura para crianças é a sua capacidade de compreender conceitos abstratos, aplicar a lógica em vários cenários, reconhecer causa e efeito, e utilizar o bom senso. Como seu bebê ou criança pequena começa a relacionar os cenários em livros para o que está acontecendo em seu próprio mundo, ele vai tornar-se mais animado com as histórias que você compartilha.
  4.  
  5. Adaptação a novas experiências. Conforme a criança se aproxima de um marco importante no desenvolvimento ou uma experiência potencialmente estressante, compartilhando uma história relevante é uma ótima maneira para ajudar a facilitar a transição. Por exemplo, se seu pequeno está um pouco nervoso sobre como iniciar a fase pré-escolar, ler uma história sobre este tema mostra a ele que sua ansiedade é normal.
  6.  
  7. Reforço da concentração e disciplina. Crianças pequenas podem, inicialmente se movimentar muito e se distrair durante o tempo da história, mas, com o tempo, elas vão aprendendo a ficar paradas durante a leitura do livro. Assim, junto com a  compreensão da leitura vem uma forte auto-disciplina, mais atenção e melhor retenção de memória, o que vai servir muito à sua criança quando ela entrar na escola.
  8.  
  9. O entendimento de que ler é divertido! Leitura precoce para crianças pequenas as ajuda a perceber livros como um prazer, não uma obrigação. As crianças que estão expostas à leitura são muito mais propensas a preferir os livros aos jogos de vídeo, televisão e outras formas de entretenimento à medida que envelhecem.
  10.  
Os livros têm o poder de  beneficiar crianças pequenas e em idade pré-escolar em uma infinidade de maneiras. Como pai, ler para seu filho é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para prepará-lo com uma base de excelência acadêmica.

Fonte: https://www.earlymoments.com/promoting-literacy-and-a-love-of-reading/why-reading-to-children-is-important/ (em inglês)

Comente

Categorias

Fique informado!

+ Posts

2017 Copy - Vem do Ceu - Todos os Direitos Reservados

Plataforma para clubes: Plataforma para Clube de Assinaturas